Vitamina D – o sol a serviço da vida

14 fev 2013 • 0

Conhecida como VITAMINA DO SOL, pois 90% da vitamina D do nosso organismo é produzida na pele a partir do 7 dehidrocolesterol por meio dos Raios Ultravioletas B (UVB) da luz solar, ela é essencial para uma perfeita saúde física e mental.

Apenas 10% da vitamina D provêm da alimentação, sendo o óleo de fígado de bacalhau, peixes como sardinha, atum, salmão, as maiores fontes existentes. Como os vegetais são pobres em vitamina D, os vegetarianos, principalmente os estritos necessitam de suplementação alimentar, pois caso contrário vão apresentar deficiência da vitamina, com as consequências extremamente danosa para o organismo todo.

Devido a pouca exposição à luz solar (até 10 horas e após as 16 horas), a deficiência de vitamina D tornou-se hoje uma pandemia mundial, atingindo mais de 1 bilhão de pessoas, com uma incidência bem maior em países com dias frios e escuros, por meses seguidos.

Inquéritos epidemiológicos demonstram que nos Estados Unidos acham-se nessas condições de 40 a 100% das pessoas com mais de 70 anos, 52% das crianças negras (a pele escura produz menos vitamina D) e 32% dos médicos de um hospital de Boston.

No Brasil, pesquisas realizadas na cidade de São Paulo demonstram que 77% da população tem deficiencia de vitamina D durante o inverno paulistano.

Em uma pesquisa realizada em nosso laboratório com aproximadamente 100 pacientes adultos com idade média de 30 a 70 anos, apenas 15% apresentaram níveis suficientes de vitamina D (acima de 30 ng/ml).

A vitamina D erradamente classificada como vitamina, pois na realidade, trata-se de um hormônio esteróide que controla 229 genes e funções em cada uma das 100 trilhões de células que possuimos, sendo sua deficiência, um pré requisito para o desenvolvimento de doenças auto imunes, câncer, doença cardiovascular e quando na gestação leva o nascimento de crianças autistas.

A vitamina D primariamente conhecida pelos seus efeitos na absorção e fixação do cálcio nos ossos e dentes, previnindo o desenvolvimento de Raquitismo (crianças), Osteopenia e Osteoporose (adultos), desempenha ainda papel fundamental na prevenção de tratamento de males como: diabetes tipo 1 e 2, intolerância a glicose e enfermidades autoimunes (esclorese múltipla, artrite, lupus, Tireoidite de Hashimoto).

Os baixos níveis da vitamina D, mesmo sem sintomas levam a um aumento do risco de morte por doença cardiovascular, compromentimento cognitivo em idosos, crises de asma em crianças, depressão, hipertensão arterial sistêmica (29% da população do Brasil apresenta hipertensão).

Atualmente, em relação aos níveis sanguíneos considera-se:

Suficiência: 30 a 100 ng/ml

Insuficiência: 20 a 30 ng/ml

Deficiência: Inferior a 20 ng/ml

Nova recomendação da Sociedade Americana de Endocrinologia eleva os níveis mínimos para 50 ng/ml.

 

NECESSIDADE DIÁRIA DE VITAMINA D

Segundo o Instituto de Medicina dos Estados Unidos (IOM), estão na tabela abaixo:

 

 

Limite máximo diário: 2.000 a 4.000 UI.

Os portadores de esclerose múltipla necessitam de 20.000 UI no mínimo diariamente.

 

FONTES NATURAIS:

 

Recomenda-se a exposição de partes do corpo (braços e pernas) por 30 minutos ao sol diariamente (até as 10 horas e após as 16 horas), sem o uso de protetor solar.

A exposição de 30 minutos ao sol é suficiente para se produzir 10.000 UI de vitamina D. Ao atingir este nível, o corpo automaticamente desliga o sistema de produção solar da vitamina.

Em relação aos níveis sanguíneos de vitamina D, 100 UI de vitamina aumenta a concentração sanguínea em 1 ng/ml.

Os especialistas recomendam que a dosagem de vitamina D seja exame de rotina médico laboratorial.

 

 

Foto: Montagem sobre foto shutterstpck, Rogério Cassimiro/AG Isto é, JÚLIO VILELLA, Pedro Dias e Gabriel Chirastelli/Ag. Isto é; shuttelstock, Pedro Doas e Rhafael Hupsel/Ag Istoe

 

 

Deixe seu comentário!

Laboratório Central

+ 55 19 3862 4862

Rua Doutor Alexandre Coelho, 109 - Centro
Mogi Mirim, São Paulo - Brasil

contato@laboratoriocentralmm.com.br

Contato Expresso

Precisa falar conosco? Envie-nos uma mensagem já!

Nome:

Fone:

E-mail:

Mensagem:

DESENVOLVIDO POR TEED WEB